quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Ser- onde está você?



Já parou para pensar onde você está? Pode parecer uma pergunta irrelevante, mas tem todo fundamento reflexivo. Pare e pense: você já entendeu o que está fazendo? Qual o propósito? Você consegue caminhar na cadeia de articulações em que se envolve? Uma cadeia de redes e pessoas, conhece cada uma delas? Hum? Foi o que pensei.
Então, vejamos... O que acontece é o que o Ser não se situa em seu pensamento. Você diz que está em um lugar, mas seu pensamento está em outro. Ou você está em vários lugares ao mesmo tempo. Estar “ali” deve ser específico! Ou o ser está ou não está. Quero dizer, que o ser deve se entregar ao momento. Deve fazer algo bem feito, deve compreender o porquê de estar ali, em qualquer lugar, mas que esteja somente “ali”. Você não pode estar em algum lugar, não importa onde seja, e viver como se não estivesse, e não compreender nada em torno disso. Será lamentável.
O ser tem que estar onde está! Tem que “ser-estar”. Porque o “ser-estar” vive! Vive, aquele momento, vive os segundos, entende, prossegue na luta, permanece, compreende o sentido, imaginar, planeja, colabora, instrui, flui e segue muito mais adiante. Mas segue sabendo os passos que foram dados, nada está inacabado. Portanto, penso que o ser, deve realmente estar, deve se entregar a “estar naquele momento”, como se aquele momento nunca mais fosse se repetir, e deve se esforçar para encarar as situações, para encara a situação enquanto tal e nada mais além da situação. Depois disso, esteja então, o ser disposto, a encarar as mais novas e futuras situações, sem pensar em outras que ainda irão existir, num futuro próximo.
O ser é aquele momento. Ele significa e representa aquele momento, o que esteja vivendo. Por isso é preciso compreender o momento em que se vive, entender onde você está e o que faz. O que faz para estar ali? O que faz para ser o que é? Tudo isso é  importante haja vista que é necessário que o ser compreenda seu momento, compreenda o sentido do “estar ali”, do “fazer aquilo”, para que isso venha a lhe engrandecer em consciência algum tempo depois. Como disse, o entendimento não é necessariamente imediato, provém de um processo de reflexão e auto-entendimento, analisando os mínimos detalhes de cada passo que se dá para ir “ali” ou “aqui”.
Perguntemos ao ser: então, você já sabe onde está agora? O ser está ai? Que ele então esteja. Agora, amanhã e outros anos, esteja e seja Ser!

Bárbara Braz**

Nenhum comentário:

Postar um comentário