quinta-feira, 15 de setembro de 2011

A Paz



Para quase tudo –ou tudo- na vida, é preciso que haja um processo de reflexão pelo ser humano. Não estou falando de um processo qualquer, é algo longo, árduo. Nem sempre agrada às pessoas porque exige algum esforço, dedicação, boa vontade, exige o “querer mesmo refletir”, o “querer mesmo entender”, enfim. Exige que o ser se disponha,  a se por a refletir, se determine a isso por algum tempo em sua vida, durante o seu dia.
Há duas partes fundamentais no processo de reflexão (também filosófica): a primeira é o ser querer refletir, sentir a necessidade de refletir pra compreender, desejar isso porque acha importante e por auto-disposição, não por intermédio de outrem. A segunda parte e não menos importante é a paz interior, fator fundamental para uma reflexão consciente e harmoniosa. Pensemos: se não você não estiver bem consigo mesmo, se não estiver em paz, quero dizer,  se estiver em conflitos com você mesmo, conflitos internos, se estiver com sentimentos ruins como raiva, rancor, inveja, ódio e amargura, como, eu lhe pergunto, como oh ser, conseguirás refletir e refletir filosoficamente?
E digo mais, antes mesmo de nos prestarmos a nos esforçar para refletir, um longo e precioso processo é o de manter a paz interior. Com uma mente tranqüila, não conturbada por pensamentos ruins ou perturbadores, com um coração limpo e um espírito leve, certamente, há grandes chances de a reflexão fluir como as ondas do mar e ao fim desembocar num entendimento que retornará á sua própria alma. Isso é também uma forma de engrandecimento pessoal. E, se sentir bem consigo mesmo não é apenas importante para permitir um bom processo de reflexão. Se sentir bem consigo mesmo é fundamenta para qualquer coisa que você for realizar na vida. E se estamos bem, certamente conseguiremos realizar- possivelmente com alegria- tudo o que planejamos.  
A paz interior não é “impossível”. Mas, se realmente não quiseres estar em paz, não quiseres entender a importância disso, não há ninguém para te ajudar, visto que estar em paz só depende de cada um de nós, querer, ou não. Precisamos disso para seguir em frente! Precisamos de paz para nos sentir bem e seguir em frente. A reflexão é um processo incessante, contínuo. Um processo que não tem obstáculo, se você não desistir. Temos que e prosseguir! Refletir para aprender. Aprender a viver, a crescer, a sorrir, a fazer as coisas na vida, a ter paz! Aprender a ser. Ser em paz e transmitir essa paz.
 Você também precisa desejar que essa paz esteja em você, que reine dentro de sua vida e de seu coração, para que assim possa fazer o possível para conseguir realizar suas ações  e tentar compreendê-las num processo de reflexão. Reflita também sua própria paz. Ela lhe agrada? Então continue assim, se sentindo bem! E se estás bem, certamente estarás melhor para compreender mais claramente as questões do mundo e tudo que vive nele. Irá compreender mais calmamente tudo o que ocorre dentro e fora de você. Irá refletir de maneira concisa e alegre. Irá refletir e se sentir bem por isso. E compreenderá isso em sua vida. Tenha paz! Isso envolve todo o processo de reflexão. Portanto, esteja em paz consigo mesmo leve isso adiante. Consiga refletir, e buscar compreender cada vez melhor as coisas, busque entender você mesmo a partir de como se sente, isso será importante!
A paz é a base de uma reflexão feliz, que irá alcançar os resultados esperados, certamente. Esteja em paz: irradie bons sentimentos e pensamentos o dia todo e ao fim, no processo de reflexão, olhará diferente para os fatos, vislumbrará as questões e possivelmente as entenderá se permanecer em paz, ou feliz! Um espírito em paz reflete mais nitidamente. Com a mente em paz, com tranqüilidade, mas com a consciência e curiosidade aguçados, logo reconhecerá o aprendizado e aprenderá como entender o que se passa dentro e fora de você através do processo de reflexão.
Para entender o que se passa dentro de você, ou seja, conhecer você mesmo, com certeza deverá estar em paz, sentir isso. Do contrário, viverá um impasse freqüente de idéias, não se reconhecerá e isso será uma tragédia! Mas para conhecer os aspectos externos, tudo o que se encontra “fora de si”, ou seja, num ambiente que não está dentro de você, ou de seus pensamentos ou de seu espírito, é necessário esperança e determinação. A esperança irá levá-lo ir em busca de algo sempre positivo. E a determinação lhe impulsionará a não desistir de buscar algo, de entender algo, de refletir e compreender todo esse processo incansável de reflexão. Entretanto, embora a determinação e a esperança sejam fatores indispensáveis, a paz não pode deixar de existir dentro de você para que então você compreenda o que se passa fora de você. Não há reflexão se não está bem consigo mesmo. Não há entendimento se você não está em paz. Se não estiver em paz, todo o processo de reflexão, terá sido em vão.
Não permita que o processo de reflexão- tão importante para o entendimento e o engrandecimento do ser- seja em vão. Faça valer a pena estar bem e usufruir dessa sensação maravilhosa que lhe permitirá compreender e aprender ao fim de tudo isso. E, oh seres-humanos dotados de esperança e alegria, não há felicidade maior do que realmente aprender e estar em paz. Estejamos em paz hoje e amanhã e amanhã e amanhã!    

Bárbara Braz**

Nenhum comentário:

Postar um comentário